Na era da tecnologia, crianças sofrem cada vez mais com dores na coluna

De acordo com uma pesquisa divulgada no ano passado pela Kaiser Family Foundation, garotos com idades entre 8 e 18 anos passam em média 7 horas e 38 minutos por dia em frente a aparelhos eletrônicos como computadores, televisão e vídeo-games, nos EUA. Pois além de problemas graves na coluna, esse hábito ainda pode causar falhas na coordenação motora.
“A fase de desenvolvimento da criança e do adolescente tem uma maturação óssea muito importante, sendo necessária a boa postura e a prática de exercícios físicos no intuito de evitar deformidades”, diz o neurocirurgião especializado em coluna Marcelo Perocco.
Ele explica que a coluna cervical é um dos elementos mais importantes do nosso corpo, é ela que nos dá sustentação e movimento, por isso estar atento aos cuidados básicos é primordial, principalmente na fase do seu desenvolvimento. “Na posição sentada acumulamos maior carga na coluna, por isso as crianças, assim como os adultos, não devem permanecer sentados por mais de uma hora na mesma posição. A postura ideal é manter a coluna ereta com os ombros alinhados com o quadril, e o centro da tela tem que estar na altura dos olhos”.
Além dos problemas na coluna, o médico alerta para o sedentarismo causado pela falta de atividades corporais das crianças que passam muito tempo diante do videogame. “Estamos numa era em que o conhecimento vem muito fácil através da internet. Os games, televisão, computador são atividades que deixam as crianças muito paradas. Nosso corpo precisa de movimento, a musculatura da coluna precisa de exercícios para se fortificar, já que passamos 1/3 das nossas vidas deitados”.
Para evitar dores precoces e problemas mais graves no futuro, ele orienta, o ideal é que os pais limitem o tempo em que a criança poderá ficar sentada em frente ao videogame ou ao computador. “É preciso incentivar a criança a brincar e se divertir com atividades como pedalar, correr, praticar um esporte. Na fase em que a criança está em formação e é de extrema importância que ela se exercite, deixando que a mente e o corpo cresçam e se desenvolvam de forma saudável”.
Olhem a importância de disciplinar por causa das pequenas causas....
É isso que dá não ser capaz de obedecer regras simples...
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/10/candidata-diz-ter-sido-eliminada-no-enem-por-usar-lapis-e-borracha-no-ce.html
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/10/candidata-diz-ter-sido-eliminada-no-enem-por-usar-lapis-e-borracha-no-ce.html
View more presentations from Gisele Flavia Gi