Relatório da pesquisa de campo: EMBRAPA
No dia 24/03/2011 os alunos do 3º ano B foram a EMBRAPA fazer uma pesquisa de campo. Chegando lá o Guga nos contou um pouco sobre a EMBRAPA, que é um lugar para fazer pesquisas.
Ele falou um pouco sobre a pirâmide alimentar que serve para nos mostrar os alimentos que temos que comer menos e os que temos que comer mais. O Guga desmontou a pirâmide de alimentos, depois pediu para que alguns alunos montassem a pirâmide novamente.
Depois nos mostrou um pouco sobre as abelhas. A pessoa que trabalha com abelhas chama apicultor. O apicultor usa uma roupa apropriada quando vai retirar a colméia para se proteger contra a ferroada das abelhas. Explicou como as abelhas fazem a cera e deu até um pedaço de cera para levarmos para casa. Vimos o fumegador que serve para soltar fumaça e espantar as abelhas que ficam com a barriga cheia e não ferroam o homem.
Lá tinha um minhocário. Ele mostrou e deixou que colocássemos as minhocas na mão. Naquela terra que tem minhoca é produzido o Húmus ( espécie de adubo).
O Guga nos convidou a conhecer o jardim sensorial. Orientou que podíamos passar as mãos nas plantas para sentir as diferentes texturas das folhas e depois pediu que cheirássemos as mãos para sentir os diferentes aromas. Cada planta tinha um cheiro. Lá encontramos as mais variadas plantas: condimentos, medicinais e ornamentais.
Tinha várias espécies de plantas que foram plantadas em vasos, como: peixe frito, hortelã, margarida, arruda, folha da fortuna, alecrim, mundo novo, mil folhas, almeirão roxo, vinagreira, estragão, levanta, alfazema, boldo, cebolinha, salvia, tomilho limão, manjericão, coentro, alfavacão, açafrão, arnica e muito mais. A planta que achamos mais interessante foi o peixe frito, O Guga até nos deu uma folha para levarmos para casa.
Nós conhecemos várias sementes como: feijão branco, milho, aveia branca e preta, girassol, feijão gandu, crotalária, e vários tipos de capins. Tinha a borboleta monarca e vários insetos.
Brincamos com a caixa dos sentidos. Tinha uma semente e uma folha dentro da caixa e tínhamos que colocar as mãos lá dentro e depois tentar descobrir qual era a espécie.
Achamos bem interessante fazer a pesquisa de campo e todos nós queremos fazer outras pesquisas neste ano. Na EMBRAPA nós aprendemos muitas coisas que nós não sabíamos. Gostaríamos de voltar lá para aprender coisas novas.
O Guga (palestrante) é muito divertido, atencioso, educado e foi bom conhecê-lo.
Autores: alunos do 3º ano B
Profª Gisele
0 comentários:
Postar um comentário