sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O UCA e o LIED no projeto potencializar





O Projeto Potencializar surgiu a partir da necessidade da escola em fornecer aos alunos apoio pedagógico, trabalhar afim de desenvolver potencialidades para melhorar o rendimento escolar. Este projeto acontece com alunos dos ciclos I e II às terças e quarta feiras, com quatro grupos de alunos, totalizando 23 alunos participantes, no período da tarde, após o almoço.
A escola tem poucos espaços alternativos para desenvolver atividades extra-curriculares, desta forma o projeto acontece na biblioteca, no parque e no LIED (Laboratório de Informática).
Ao ocupar o espaço do LIED percebi que as crianças queriam usar os computadores, era como se fosse uma recompensa, um prêmio! Como a proposta do Projeto é oferecer formas diferenciadas de ensino capaz de compreender o sujeito tal como ele é e a partir dele e de seu desenvolvimento construir o planejamento de aula/ trabalho, o computador foi um ítem obrigatório do planejamento.
Seja no LIED, seja no UCA, utilizamos principalmente:
Jogos de leitura e escrita (escola games, letroca, coquetel, etc.)
Jogos de matemática ( click jogos, rachacuca, escola games, tabuada do dino, etc.)
Processador de textos
Mídias ( youtube, fotografias, etc...)
Pesquisa ( google)
Quando utilizamos o computador os alunos se sentem motivados para a aprendizagem e para produzir e realizar trabalhos, para os alunos do apoio pedagógico que já estão no segundo período de aula, trabalhar com materiais e recursos diferenciados da lousa, do caderno e do que é usual na sala de aula comum é fundamental e estimulante!
Desta forma parabenizo todos os alunos participantes do projeto pelo empenho aos estudos e também por apontar e me ensinar a aprimorar minha prática pedagógica!
Professora Camila S. Borges

1 comentários:

vitor saopaulino do fundo meu coracão.. disse...

A robotica e muito legal mais legal e quando o professor joao fala dos robos que no futuro eles vao ser multiplicar e nos vamos nos juntar quer dizer ser muitos em um planeta

Postar um comentário