terça-feira, 4 de setembro de 2012

Conexão UCA: Blog se torna ferramenta pedagógica

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Blog se torna ferramenta pedagógica que incentiva, integra e ensina alunos

Notícias

Blog se torna ferramenta pedagógica que incentiva, integra e ensina alunos


04/09/2012 - 13:30
Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Orkut



Ingrid Vogl

Muito além do aprendizado pedagógico, uma lição de responsabilidade, capricho e proatividade. Isto é o que os alunos do 5º ano A da Emef Elza Maria Pellegrini de Aguiar levam todos os dias para vida desde que o blog da sala de aula foi criado pela professora da turma, Gisele Flávia Alves Oliveira Giachetto.


O objetivo da ferramenta social da internet é divulgar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos. Os posts e o gerenciamento do blog é feito pelos próprios alunos.
               Usando tecnologia a favor sa construção  de
conhecimento 
Crédito: Carlos Bassan

“O blog foi criado com a necessidade de divulgar o trabalho das crianças em sala de aula e a ideia foi tornar os alunos autores dos trabalhos”, explicou a professora.

A partir da exposição do conteúdo de tudo o que é postado no blog, a escrita passou a ter mais sentido para as crianças. “Desde o momento em que os colegas, professores e até pessoas de fora da escola começaram a ler e comentar o blog, os alunos passaram a se preocupar mais com os textos. Isso é pura aula de redação e língua portuguesa”, definiu Gisele.

“Nosso blog tem muitos comentários e a participação de toda a turma é bem legal. Eu aprendo mais e capricho para escrever os trabalhos que vão para o blog”, disse rápido e animadamente Welington Guioti da Costa, de 10 anos.


Para fazer a postagem do conteúdo, atualizado semanalmente, o blog da sala de aula tem “monitores” que gerenciam tudo que vai para a internet e ainda incentivam os colegas a lerem as novidades.
Laptop UCA, é uma ferramenta 
usada para postar no blog
Crédito: Carlos Bassan


“Nunca tinha tido contato com um blog. Para mim, foi um desafio e uma experiência nova e bem legal aprender a gerenciar. Eu aprendo cada vez mais”, disse um dos “monitores”, Gustavo dos Santos Nogueira, de 10 anos, que junto com outros colegas aprendeu por conta própria a lidar com o tutorial que ensina sobre gerenciar o blog.


A ferramenta se tornou rapidamente um diário do trabalho na sala de aula. “Por meio dela, os alunos produzem conhecimento, fazem pesquisas e publicam tudo isso. O uso incentivou a escrita e a leitura. Alguns alunos que não produziam muito se aplicam agora para fazer textos. Eles estão escrevendo melhor e com mais atenção e os pais também acompanham todo este trabalho”, relatou a professora.


Alunos incentivados


Outro bom resultado do uso do blog em sala de aula foi a proatividade dos alunos. “Eu não cobro mais os trabalhos. São os próprios alunos que me entregam os textos e que me informam sobre como vai o andamento do que estão preparando para ser publicado”, disse Gisele.

“O blog é como se fosse uma segunda aula e podemos consultá-lo para tirar dúvidas de assuntos da sala de aula”, definiu simples e sabiamente Bruna Lousado de Paula, 10 anos.


Escrevendo, postando, lendo e comentando, toda a turma de alunos se integra, interessa e aprende mais e mais.


Saiba mais:


Além do blog da turma do 5º ano A (giselealunos.blogspot.com.br ). A Emef Elza Maria Pellegrini de Aguiar também possui o da escola, criado em 2010 (emefelza2010.blogspot.com.br). Nele é postado o cotidiano da unidade, includindo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e as experiências pedagógicas do projeto UCA (Um Computador por Aluno), que são registradas e divididas com a comunidade escolar.


Na escola, todos os passos do UCA são registrados no blog, que tem, inclusive, depoimentos de pais e alunos sobre a experiência do estudante levar o laptop do projeto para ser usado em casa. 

O texto acima foi extraído do site: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=15178

0 comentários:

Postar um comentário